quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicas de como fazer o cabelo crescer !




Cabelos , juba, crina... Tudo isso simboliza vigor e poder. “Eu tenho a força!”, dizia He-man, que também ostentava uma bela cabeleira. Quem nunca se sentiu como um Sansão tosado, depois de um corte meio equivocado ou quando seu cabelo demora pra crescer?

O crescimento médio dos cabelos é de 1 cm por mês. É bastante coisa, se você pensar que isso significa 12 cm por ano. Mas quando seu cabelo
está muito curtinho, é normal querer apressar o andar da carruagem ou então achar que ele não está crescendo da forma como deveria. Se isto realmente está acontecendo, a primeira coisa que você deve fazer é excluir qualquer problema de saúde. 
*Excluindo hipótesesSegundo a professora Sheila Bellotti, tricologista do Instituto que leva seu nome, o primeiro passo é analisar se o cabelo não cresce por estar sendo tratado de forma errada que o leve a quebrar ou ficar danificado. “Muitos pacientes dizem que os cabelos não crescem, mas cortam um ou dois dedos de cabelo mensalmente, ou seja, tiram o total do crescimento naquele período. Não tem como crescer”, diz.

Por outro lado, existem patologias que afetam o crescimento dos cabelos e que devem ser tratadas por um especialista, como o hirsutismo. Consulte um endocrinologista para descartar problemas hormonais.

“O mecanismo de controle de crescimento dos cabelos é muito sensível. O cabelo nasce no folículo piloso, e este é nosso verdadeiro tesouro, portanto de nada adianta sair cortando as pontas. Descontroles hormonais, problemas circulatórios, hereditariedade, deficiência de elementos (vitaminas, ferro, aminoácidos), tudo isso interfere”, diz a professora.
*Tratamento especializadoNa tricologia contemporânea, utiliza-se a estimulação com ativos específicos e as fototerapias, cujo principal representante é o laser de baixa tensão.

“Os tratamentos terapêuticos podem ajudar muito no crescimento saudável do cabelo”, revela a especialista. “Nutrição, Oxigenação e Estimulação são indicadas para o conjunto pilo-sebáceo e fios”, conclui.

*Simpatias
Num país como o Brasil,  em que existe simpatia para tudo, abundam as especializadas para o crescimento de cabelos.

Conheça uma delas:
Na Lua Crescente, a partir da primeira noite, após o sol se pôr, lave os cabelos com água morna com cinzas de carvão vegetal, fazendo uma pasta na cabeça. Deixe-a lá durante 21 minutos, e depois lave com água morna, massageando bem o couro cabeludo.

As cinzas mais recomendadas para esta simpatia são as de broto de bambu. Para isso, seque uma boa quantidade de brotos ao sol durante os sete dias que antecedem a Lua Crescente, depois queime-os em uma panela de ferro até se reduzirem a cinzas.

*Corte de cabelo na Lua corretaEmbora não haja até hoje nenhum fundamento científico que comprove, se as fases da Lua influenciam as marés (inegável!) e a agricultura, por que não o crescimento dos seus cabelos? Não custa tentar, né? Atenção para as fases!

Lua Nova: Evite. Não é indicado para cortes de cabelos.
Lua Cheia: Crescem mais lentamente e aumenta de volume.
Lua Minguante: Bom para fortalecer o cabelo.
Lua Crescente: Crescem mais finos e mais depressa.

*Anticoncepcional no xampu
Isso é um grande mito, nem perca seu tempo. Próxima!

*Produtos
Existem muitos produtos indicados para ajudar no crescimento dos cabelos disponíveis no mercado. Um dos ativos mais usados nos xampus e cremes que prometem promover um crescimento mais rápido dos cabelos é o jaborandi, que, segundo os fabricantes, estimula a circulação do couro cabeludo.

*Receita caseira
Para finalizar, uma receita caseira. Quem testou garante que funciona!

Miriam de Souza, esteticista e cabeleireira, foi quem nos mandou esta receita:
Ferva folhas de bananeira, como se estivesse fazendo um chá. Lave e condicione os cabelos normalmente e, depois da última enxaguada, jogue o chá. Faça disso uma rotina, e você vai ver a diferença!

Atenção! Em todos os casos, seja qual for a sua alternativa, é sempre recomendável que o seu cabeleireiro acompanhe todo o processo. Vale lembrar que a boa alimentação e hábitos saudáveis também contribuem muito pra saúde dos seus cabelos. Visitar um dermatologista também pode ser interessante.

fonte: http://beleza.ig.com.br/



Gostou da dica ? Me siga no twitter ! @ligiaribeiroo


Beijos ! Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário